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Dicas para valorizar o carro na hora da venda

 A venda de carros usados Ă© um negĂ³cio promissor. Para aproveitar isso, separamos algumas dicas que irĂ£o te ajudar a conseguir um bom preço ...

 A venda de carros usados Ă© um negĂ³cio promissor. Para aproveitar isso, separamos algumas dicas que irĂ£o te ajudar a conseguir um bom preço na hora da venda.


 

A venda de carros usados no Brasil continua sendo um negĂ³cio promissor. Enquanto as vendas de carros novos caminham para o 4º ano consecutivo de queda, o mercado de usados estĂ¡ resistindo melhor Ă  crise, e a negociaĂ§Ă£o de modelos com atĂ© 3 anos acumula alta de 22% com relaĂ§Ă£o ao ano anterior, de acordo com a FederaĂ§Ă£o de Revendedores (FENAUTO).

O problema Ă© que, em virtude do desespero de vender logo o usado para conseguir ter o dinheiro em mĂ£os, os donos se esquecem de alguns detalhes e acabam vendendo o veĂ­culo por um valor inferior ao seu real custo.

Para reduzir as chances de isso ocorrer, separamos algumas dicas que irĂ£o te ajudar a valorizar o veĂ­culo e conseguir um preço melhor na hora de fechar o negĂ³cio.

 

Capriche nas fotos

O que mais chama atenĂ§Ă£o em um anĂºncio de venda de carros sĂ£o as fotos. Portanto, quanto mais fotos estiverem Ă  disposiĂ§Ă£o do usuĂ¡rio, melhor.

Procure fotografar a frente, a traseira e a lateral do carro. Na foto da lateral, mostre o carro na diagonal, enquadrando o veĂ­culo todo. Na hora de fotografar a parte interna do automĂ³vel, ligue o painel para chamar mais atenĂ§Ă£o e mostre a quilometragem do veĂ­culo.

Evite tambĂ©m fotografar objetos dentro do carro, adesivos ou qualquer tipo de acessĂ³rio que personalize demais o veĂ­culo. Objetos jogados podem indicar certo desleixo do dono. Se tiver DVD, computador de bordo e outros opcionais fotografe tudo! TambĂ©m Ă© essencial tirar uma foto do motor, sem se esquecer de limpĂ¡-lo antes disso.

O ambiente no qual o carro serĂ¡ fotografado tambĂ©m influencia na hora da compra. Procure um local iluminado, ao ar livre, sem poluiĂ§Ă£o visual e nĂ£o fotografe o veĂ­culo com alguĂ©m dentro dele.

 

Cuide bem do seu carro

Pode parecer meio Ă³bvio, mas essa dica Ă© extremamente importante. É mais barato manter o carro em dia do que fazer tudo de uma vez para passĂ¡-lo adiante. O investimento em uma suspensĂ£o nova, por exemplo, dificilmente serĂ¡ recuperado.

Se os freios estiverem chiando, troque as pastilhas e nĂ£o se esqueça de fazer alinhamento da direĂ§Ă£o e balanceamento das rodas, jĂ¡ que muitos compradores fazem um test-drive antes da compra.

A limpeza interna Ă© outro item simples que tambĂ©m melhora a aparĂªncia, assim como o estofamento que deve aparentar cuidado, para que o comprador nĂ£o desista da compra ao ter uma primeira impressĂ£o negativa.

 

Seja minucioso na descriĂ§Ă£o

Alguns consumidores desistem de uma oferta ao perceberem que ela nĂ£o tem todos os detalhes descritos no anĂºncio. Por isso, reserve alguns bons minutos do seu dia para fazer uma descriĂ§Ă£o bem minuciosa do veĂ­culo.

Cite dados histĂ³ricos do veĂ­culo, como o tempo de utilizaĂ§Ă£o, a quilometragem e eventuais opcionais que tenham sido instalados. Descreva tambĂ©m itens do carro ou caracterĂ­sticas que vocĂª considere relevantes, como a economia de combustĂ­vel, o som eficiente ou o conforto, mas sem exageros.

TambĂ©m Ă© importante incluir alguma coisa que personalize seu carro, como o fato de o carro sĂ³ ter rodado em estradas, um eventual tratamento de pintura ou de estofamento, o fato de o veĂ­culo nunca ter sofrido um acidente ou, se for o caso, que o vendedor foi seu Ăºnico dono.

 

Determine um preço justo

O preço justo nem sempre Ă© aquele que vocĂª gostaria, porĂ©m, preços que fogem da realidade podem assustar potenciais compradores. Lembre-se que, nos 2 primeiros anos, a desvalorizaĂ§Ă£o Ă© mais acentuada e, nos anos seguintes, ela vai se estabilizando ao redor dos 10%.

Por estabelecer um valor que nĂ£o fuja muito do padrĂ£o (nem para mais, nem para menos) Ă© importante consultar uma das duas principais tabelas usadas como referĂªncia no mercado de usados, a tabela FIPE ou a Tabela Molicar. Se quiser apressar a venda, vocĂª pode dar um desconto de 10% a 20% sobre o preço das tabelas.

 

Atenda sem demora os potenciais compradores

Assim como em qualquer tipo de venda, um bom atendimento Ă© muito importante. PorĂ©m, com a internet fazendo parte do nosso dia a dia, os compradores passaram a ter urgĂªncia no recebimento da resposta. Sendo assim, um retorno imediato pode ser o critĂ©rio usado pelo consumidor para se decidir.

Durante o atendimento, busque mostrar o seu comprometimento. Compras pela internet podem ser muito impessoais e isso costuma levar os compradores a desistirem do processo. Que tal fazer uma ligaĂ§Ă£o mostrando seu interesse e descrevendo o carro com mais detalhes?

 

Faça a revisĂ£o antes da venda do carro

Revise os principais itens do carro, como Ă³leo, freios, pneus e parte elĂ©trica, nĂ£o sĂ³ para que a venda seja rĂ¡pida, mas definitiva. Se houver algum problema, vocĂª pode ser acionado e ainda receber de presente uma baita dor de cabeça, a fim de solucionar a questĂ£o.

 

Quanto mais original, melhor

Procure deixar seu carro o mais original possĂ­vel. Mesmo que vocĂª tenha investido um bom dinheiro em uma peça customizada, como uma roda com aro maior, por exemplo, seu carro terĂ¡ um valor de revenda menor com a presença de itens que nĂ£o sĂ£o originais.

Para conseguir uma venda mais rĂ¡pida, tire todas as customizações que vocĂª realizou no seu carro. Os veĂ­culos que possuem engates e outros adereços normalmente demoram mais para serem comercializados.

 

NĂ£o faça pequenos reparos na pintura

Se for negociar o carro com uma revenda, deixe o reparo de pequenos detalhes por conta do comprador. Normalmente as concessionĂ¡rias tĂªm parcerias com funilarias e podem fazer os reparos sem problema.

AlĂ©m disso, repinturas podem desvalorizar o carro, jĂ¡ que os veĂ­culos originais tĂªm preferĂªncia, como jĂ¡ explicamos no item anterior.

 

Evite a troca de pneus

Muitas pessoas pensam em colocar pneus novinhos para valorizar o carro Ă  venda. O problema Ă© que essa estratĂ©gia nem sempre Ă© assertiva. Os compradores particulares e as concessionĂ¡rias nĂ£o valorizam muito o fato de ter pneus novos.

AlĂ©m disso, pneus de carros como os de utilitĂ¡rios ou caminhonetes tĂªm valores mais elevados, e esse investimento nĂ£o vai aumentar a liquidez do automĂ³vel. Claro que, se o pneu estĂ¡ totalmente gasto, o comprador nĂ£o vai ter uma boa impressĂ£o. Mas, se estiver em estado razoĂ¡vel, nĂ£o Ă© preciso investir em novos.

 

Guarde o manual e a chave reserva

Se o veĂ­culo ainda estiver no perĂ­odo de garantia do fabricante, apresente o manual do proprietĂ¡rio, onde devem constar os carimbos de todas as revisões obrigatĂ³rias nas concessionĂ¡rias. AlĂ©m disso, ter a chave reserva do veĂ­culo tambĂ©m Ă© um diferencial importante na hora da venda.

 

Fique atento Ă  documentaĂ§Ă£o necessĂ¡ria

Para que a venda se concretize, ambas as partes devem assinar a AutorizaĂ§Ă£o para TransferĂªncia de Propriedade de VeĂ­culo (ATPV), que fica no verso do Certificado de Registro de VeĂ­culo (CRV). Este documento Ă© recebido pelo proprietĂ¡rio ao comprar o carro novo e Ă© aquele que as concessionĂ¡rias costumam orientar que fique guardado em casa.

É muito importante que antes de assinar o CRV, o proprietĂ¡rio se certifique do recebimento do valor acordado na venda. ApĂ³s receber o pagamento, o vendedor deve preencher os dados do verso do CRV (como o valor negociado e os dados do comprador) e reconhecer a firma em cartĂ³rio. Em hipĂ³tese alguma o vendedor deve entregar esse documento em branco ao comprador do veĂ­culo ou a despachantes.

TambĂ©m Ă© imprescindĂ­vel que seja tirada uma cĂ³pia autenticada do CRV, pois se o novo dono nĂ£o fizer a transferĂªncia do carro, e o vendedor receber multas e notificações apĂ³s a venda. Com a cĂ³pia autenticada ele pode comprovar que o carro nĂ£o lhe pertence mais.

Dentro de 30 dias, deve ser encaminhada ao DETRAN estadual uma cĂ³pia autenticada do comprovante de transferĂªncia de propriedade assinado e datado. A comunicaĂ§Ă£o de venda Ă© exigida por lei e estĂ¡ no artigo 134, do CĂ³digo de TrĂ¢nsito Brasileiro.

Esse procedimento Ă© indispensĂ¡vel para que o vendedor nĂ£o seja responsabilizado civil e criminalmente por dĂ©bitos futuros relacionados ao veĂ­culo, como multas ou IPVAs em atraso, ou mesmo um acidente com vĂ­timas.

 

Com essas dicas, vai ser muito mais fĂ¡cil valorizar o carro na hora da venda. Depois de vendĂª-lo, conta pra gente como foi!

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