O ano de 2022 certamente será repleto de lançamentos de carros elétricos no mercado brasileiro. Por conta disso, o país deve receber uma a...
O ano de 2022 certamente será repleto de lançamentos de carros elétricos no mercado brasileiro. Por conta disso, o país deve receber uma ampla variedade de modelos eletrificados que vão de veículos de entrada a esportivos. Saiba quais são eles.
O ano de 2022 certamente será repleto de lançamentos de carros elétricos no mercado brasileiro. Por conta disso, o país deve receber uma ampla variedade de modelos eletrificados que vão de veículos de entrada a esportivos. Saiba quais são eles.
Volvo C40 Recharge
A Volvo já confirmou que irá lançar o novo C40 Recharge no Brasil no próximo ano. O SUV elétrico terá a mesma assinatura luminosa presente em outros modelos da marca com destaque para o estilo esportivo cupê. A traseira traz um farol futurista que descerá do teto até o porta-malas. O interior contará com uma central multimídia disposta na vertical também já vista no XC40 que agora só está disponível com motor 100% elétrico.
Produzido em Ghent, na Bélgica, o crossover, que utilizará a plataforma modular CMA, será equipado com dois motores elétricos um para cada eixo, que entregam 408 cv com torque imediato de 67,3 kgfm. Segundo a marca, é possível fazer de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 180 km/h. O modelo conta com bateria de 78 kWh, que confere autonomia de 420 quilômetros.
Ford Mustang Mach-E GT Performance Edition
O Ford Mustang Mach-E GT Performance Edition deve chegar ao Brasil no próximo ano e já foi flagrado por aqui rodando sem qualquer disfarce visual. O esportivo vem equipado com bateria de 91 kWh, o que confere uma autonomia de 418 quilômetros. O motor elétrico entrega 487 cv com 87,6 kgfm de torque imediato e tração integral. De acordo com a Ford, é possível acelerar de zero a 96 km/h em apenas 3,5 segundos.
A dianteira do crossover conta com faróis afilados em full-LED com projetor e o capô tem dois longos vincos. Já a traseira tem a tradicional lanterna do Mustang a combustão em fromato tripartido. Também há o logo “GT” no centro da tampa do porta-malas. As rodas são de liga leve de 20 polegadas. O SUV deve ser vendido com sistema de som Bang e Olufsen com 10 alto-falantes, porta-malas com abertura por gestos, controle de cruzeiro adaptativo, central multimídia de 15,5 polegadas na vertical, igual aos modelos da Tesla, painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, câmera 360 graus, teto solar panorâmico, entre outros equipamentos.
Renault Kwid elétrico
No próximo ano a Renault lançará o Kwid a combustão e, também, o elétrico. Ambos terão design parecidos com a versão vendida na Índia. Por isso, terão faróis diurnos afilados e uma ampla grade dianteira trazendo uma nova identidade visual ao subcompacto. A traseira deve contar com novos faróis, que terão uma nova assinatura luminosa. O interior deve ganhar uma nova central multimídia com conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
Na China a versão eletrificada deve ser equipada com motor que entrega 44 cv no eixo dianteiro. Além disso, a bateria será de 27,4 kWh, o que promete uma autonomia de 230 quilômetros e possibilita que o carro atinja a velocidade máxima de até 125 km/h. Aqui no Brasil os executivos da Renault prometem um conjunto mecânico mais potente e o carrinho deve ser o modelo elétrico mais barato do país.
Bolt EUV
A Chevrolet atrasou o lançamento do Bolt reestilizado mas ele finalmente deve desembarcar com um novo lote no começo de 2022. Contudo, a versão SUV do modelo, chamada de Bolt EUV deve vir logo na sequência
O design é uma evolução do modelo que conhecemos no país desde 2019. Assim o modelo norteamericano traz linhas fluídas e faróis afilados na dianteira e, também, na traseira. O interior conta com central multimídia de 10,2 polegadas com conexão com Apple CarPlay e Android Auto. O crossover ainda traz carregador de smartphone por indução, WI-FI com 4G, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa com aviso de saída de faixa, alerta de colisão dianteira, detecção de pedestre na frente, entre outros equipamentos.
A novidade vem equipada com bateria de íons de lítio de 65 kWh, que confere uma autonomia de 402 quilômetros. O motor elétrico entrega 200 cv com torque imediato de 36,7 kgfm.
BMW iX
A BMW já confirmou que lançará o iX no próximo ano no Brasil. O modelo, que é baseado no SUV X7, deve chegar em duas versões de tração integral. A configuração iX xDrive 50 tem motor que 50 entrega 523 cv e 765 Nm. Segundo a montadora, o consumo fica entre 19,8 e 23 kWh/100 km. A autonomia é de 630 quilômetros em um ciclo WLTP. Já a opção xDrive 40 tem propulsor de 326 cv com torque máximo de 630 Nm. O consumo de energia fica entre 19,4 e 22,5 kWh/100 km. A autonomia máxima chega a 425 quilômetros em um ciclo WLTP.
O SUV conta com uma ampla grade dianteira como nos veículos a combustão. Também tem um capô alongado com vincos e faróis afilados, o que conferem esportividade e elegância. A traseira tem faróis finos que foram colocados na tampa do porta-malas. O interior tem painel de instrumentos de 12,3 polegadas e uma multimídia de 14,9 polegadas.
BMW i4
Além do iX, a BMW deve lançar o i4 no mercado brasileiro em 2022. O modelo conta com a nova grade da montadora alemã, grandes faróis na dianteira e um capô alongado com grandes vincos. A traseira tem faróis finos que sobrepõem a tampa do porta-malas. O interior contará com uma ampla tela que serve de central multimídia e, também, painel de instrumentos.
A novidade terá uma versão com dois motores elétricos, que entregam 544 cv com 795 Nm de torque. Também terá uma configuração com potência de 340 cv com 420 Nm de torque. A autonomia fica entre 510 e 590 quilômetros.
Volkswagen ID.3 e ID.4
Recentemente, a Volkswagen mostrou os novos ID.3 e ID.4 na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. A marca ainda não definiu quais serão as versões e nem quando os modelos serão lançados por aqui. Contudo, essas novidades podem aparecer no mercado nacional no próximo ano em duas versões mais equipadas posicionadas na faixa de R$ 300 mil.
O ID.3 tem um visual limpo e futurista com dianteira curta, porte elevado e traseira de corte reto e esportivo. Por dentro, conta com um painel limpo com o novo volante, painel digital e central multimídia de 10 polegadas. Já o ID.4 é um crossover de médio-grande porte, que também tem traços limpos com grandes faróis na dianteira e na traseira. O interior também tem uma ampla central multimídia, painel digital e novo volante.
Os dois modelos, que foram apresentados pela marca aqui no Brasil, são equipados com motor traseiro de ímãs permanentes na posição transversal, que entregam 204 cv com 31 kgfm de torque. O ID.3 tem pack de 58 Kw de baterias de íons de lítio, o que rende 426 quilômetros de autonomia em um ciclo WLTP. Por sua vez, o ID.4 tem pack de 77 kw, que promete até 522 quilômetros com uma recarga. Ambos utilizam a plataforma MEB.
Kia EV6
A Kia Motors confirmou que lançará o SUV elétrico EV6 em 2022 por aqui, uma vez que já está em processo de homologação no Brasil. O modelo é “primo” do Hyundai Ioniq 5, pois utiliza a mesma plataforma E-GMP. Em relação ao design, o utilitário esportivo tem traços bastante arrojados com faróis afilados com contornos em LEDs, além de ter uma ampla entrada de ar na dianteira. A traseira tem teto caído, o que confere esportividade e estilo igual aos carros cupê. As lanternas são finas e sobrepõem os para-choques e a tampa do porta-malas. Já o interior traz uma grande tela, que serve de painel de instrumentos e de central multimídia.
A novidade de ter motores que rendem 170 e 325 cv nas versões de entrada e, também, intermediária. Além disso, terá uma configuração GT com potência de 585 cv. O carro vem equipado com baterias de 58 kWh e 77 kWh a depender da versão. Com isso, a autonomia fica entre 510 e 740 km em um ciclo WLTP.
BYD Han
A BYD deve lançar o sedã Han no Brasil no próximo ano. A novidade tem uma pequena grade dianteira, que conta com uma barra cromada e estilo minimalista e esportivo inspirado nos modelos Tesla. Já os faróis são afilados e o capô é longo e com vincos. A traseira também tem faróis mais finos que estão ligados com uma barra cromada que sobrepõem a tampa do porta-malas. As rodas são de 19 polegadas. Já o interior conta com acabamento em couro Nappa e em madeira, que está presente no painel. A central multimídia tem tela de 15,3 polegadas e o painel de instrumentos é de 12,3 polegadas.
O sedã vem equipado com baterias Blade Battery de lítio-ferro fosfato, que tem capacidade de 76,9 kWh, o que confere uma autonomia de 550 quilômetros com uma carga no ciclo NEDC. O sedã tem dois motores, que juntos entregam 494 cv (363 kW) com torque imediato de 69,3 kgfm. Segundo a montadora chinesa, o carro é capaz de fazer de zero a 100 km/h em 3,9 segundos e atingir a velocidade máxima é de 190 km/h.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de dezembro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.
Nenhum comentário